Novo reitor será empossado no sábado
O professor Günther Lother Pertschy, assume no sábado (9) o cargo de reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). A sessão de posse da gestão 2011/2015 será realizada no anfiteatro da instituição, às 10 horas, e é aberta à comunidade.
Coordenador do curso de Administração, Günther foi eleito em outubro de 2010 para assumir a função desempenhada nos últimos 8 anos por Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli.
Segundo o eleito, os próximos meses serão pautados por três pilares previstos no Plano de Gestão: o investimento em pessoas - funcionários técnicos administrativos, corpo docente e discente; investimento em tecnologia; e a busca por fontes de recursos financeiros, já que hoje a principal renda da Unifebe provém da mensalidade dos acadêmicos.
"Vamos constituir uma equipe para atuar na identificação dessas fontes de recursos, elaborando bons projetos para captar valores", explicou. Günther ressaltou que algumas mudanças serão feitas na instituição. "Vamos buscar a harmonia na gestão financeira, pessoal e pedagógica, além da busca constante pela excelência no ensino", garantiu.
O novo reitor comenta que são muitas as expectativas da comunidade acadêmica em relação à posse. "Eu e minha equipe estabeleceremos quadros do que é urgente e importante. Verificaremos o que primeiro deve ser realizado, diante do que temos de recursos financeiros e talentos humanos", pontuou, frisando que não haverá precipitação ou imediatismo em suas decisões.
Günther nasceu em 31 de julho de 1962. Possui graduação em Administração e Processamento de Dados pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). É especialista em Administração de Recursos Humanos e mestre em Administração em Novos Negócios, com ênfase em Empreendedorismo, pela mesma instituição. Está concluindo o doutorado em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina.
A história com a Unifebe iniciou em 1999, quando ingressou como acadêmico no curso de Direito. No mesmo ano, foi convidado para lecionar no curso de Administração. Deste então, lecionou nos cursos de Administração, Tecnologia em Turismo e Tecnologia em Gestão Empresarial. Atualmente, coordena o curso de Administração, função que exerceu por dois mandatos.
Günther fez parte do Conselho Universitário da Unifebe durante 4 anos - de 2006 a 2010 - e, atualmente, é membro do Conselho Administrativo.
Maria de Lourdes nasceu em 6 de outubro de 1946. É graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), possui especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestrado em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Entre 1973 e 1998, ela foi professora nos cursos de Psicologia da Educação, da Aprendizagem, do Desenvolvimento e Introdução à Psicologia. De 1985 a 1998, membro do Conselho Administrativo da Fundação Educacional de Brusque (Febe), sendo que de 1990 a 1998, coordenou o curso de Pedagogia da Febe, em convênio com a Furb. De 1998 a 1999, era diretora da Escola Superior de Estudos Sociais e Presidente da Furb.
Entre 1999 e 2003, Maria de Lourdes foi diretora geral do Centro de Educação Superior de Brusque e Presidente da Febe. Entre 2003 e 2011, ela foi reitora do Centro Universitário de Brusque e Presidente da Febe.
A Fundação Educacional de Brusque em 15 de janeiro de 1973, tendo como idealizador o padre Orlando Maria Murphy, que foi o primeiro presidente. No ano de criação da Fundação foi instituída a Escola Superior de Estudos Sociais, que oferecia o curso de Estudos Sociais, mantido até 1987. Dois anos após, foi oferecido o curso de Ciências, mantido até 1997.
Em 1985, padre Pedro Canísio Rauber foi eleito presidente da Fundação Educacional de Brusque e diretor da ESES, permanecendo na função até 1990. Em 1986, foi criado o curso de Filosofia e no ano seguinte, através de convênios com a Universidade Regional de Blumenau, a Fundação Educacional de Brusque passou a oferecer os cursos de Administração e Pedagogia.
Em 27 de outubro de 1990, foi eleito o terceiro presidente da Fundação Educacional de Brusque e diretor da Escola Superior de Estudos Sociais, padre João Hülse, que exerceu o mandato até 1998. Durante esta gestão, dois novos cursos foram implantados em convênio com a Universidade Regional de Blumenau: Ciências Contábeis e Direito.
Em 1998, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, foi eleita presidente da Fundação e diretora da ESES que oferecia o curso de Filosofia e os cursos conveniados. Neste mesmo ano, os cursos conveniados com a Universidade Regional de Blumenau foram transformados em cursos próprios.
Em abril de 1999, nasceu o Centro de Educação Superior de Brusque (Cesbe). Para aperfeiçoar as condições físicas e estruturais, em março de 2001, a Fundação Educacional de Brusque inaugurou seu novo campus. O Cesbe deu origem ao Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em 12 de agosto de 2003.


